O que um detetive particular pode fazer?

  • Home
  • Blog
  • O que um detetive particular pode fazer?
 

Você já parou para pensar sobre o que um detetive particular faz? Em que tipo de investigações ele atua?

Já lhe adianto que a realidade não possui o glamour dos filmes americanos ou das histórias dos livros de suspense de Arthur Conan Doyle e Agatha Christie.

Na verdade, sua atuação está mais voltada para casos como investigação conjugal e busca por pessoas desaparecidas. O que não significa que seja uma tarefa fácil.

Para que o detetive consiga obter respostas contundentes, é necessário capacitação, experiência e domínio da função.

Ficou curioso para saber mais sobre essa profissão e todas as suas particularidades? Descubra tudo o que você precisa saber através da leitura do texto abaixo.

Por que contratar um detetive particular?

Um dos principais benefícios ao contratar o serviço de um detetive particular é a forma precisa e rápida em que as informações são coletadas.

No caso de uma suspeita de um caso extraconjugal, por exemplo, em poucos dias é possível que o contratante já tenha em mãos algumas provas do caso, podendo assim, confrontar o parceiro ou utilizá-las no tribunal.

Entretanto, isso não é regra, cada investigação depende de contextos diferentes, sendo que as informações sobre o andamento do caso só podem ser dadas pelo próprio detetive.

A questão do sigilo é outro fator importante, já que em muitos casos, o investigador particular deve ter cautela para que não seja descoberto. O profissional que consegue realizar tais ações com excelência, está mais próximo do sucesso.

Quais os principais tipos de investigações?

Investigação conjugal

Um dos ofícios mais comuns dos detetives particulares são as investigações conjugais.
Ou seja, trabalhos que buscam identificar possíveis relações fora do casamento. Sendo que,

ao fim da investigação, pode se comprovar a suspeita ou não.

Normalmente, nesses trabalhos são produzidos vídeos e fotos que demonstram o comportamento do investigado, a frequência de encontros e o seu modus operandi.

O detetive também mapeia os locais que ele frequenta, buscando detalhes que identifiquem a traição.

Tudo deve ocorrer sem o conhecimento do investigado, preservando a identidade da pessoa contratante e respeitando todos os limites da lei.

Localização de pessoas

Outro tipo de serviço exercido por esses profissionais é a localização de pessoas.
O objetivo dessa atividade pode ser a busca por um familiar desaparecido, ou ainda, descobrir

o paradeiro de alguém que você deseja citar em um processo judicial.

No primeiro caso, na maioria das vezes, o detetive é contratado após investigações policiais que não estão dando resultado ou ocorrem de forma lenta.

Já o segundo está relacionado com a localização de pessoas envolvidas em golpes ou crimes.

Para que o profissional consiga atuar de maneira eficiente, o contratante deve fornecer materiais que ajudem na identificação da pessoa, como foto, nome completo, endereço e contato pessoal.

Alguns dos procedimentos que podem ser aplicados são buscas em sistemas, isto é, cruzamento de dados através de sistemas de informações, e trabalho em campo para coleta de provas.

Investigação empresarial

A investigação empresarial é realizada quando há suspeita de atos danosos de funcionários ou concorrentes a uma empresa.

Nesse caso, os donos ou responsáveis por uma organização contratam os agentes para que se comprove ou não a ligação de uma ou mais pessoas com os problemas da empresa.

Entre as irregularidades que podem ser investigadas, as mais comuns são fraudes, extorsões, furtos, desvios e espionagem industrial.

Para que se descubra se há irregularidades causadas de forma intencional na empresa, o detetive pode se utilizar de monitoramento da comunicação interna, com o auxílio de tecnologias para que não fique exposto.

Entretanto, se o método não for suficiente, é necessário que ele se infiltre na operação suspeita.

Monitoramento

É um recurso que pode ser utilizado para os diversos tipos de investigação, seja por conta de desconfiança conjugal, familiar ou empresarial.

Uma das maneiras que o agente encontra de monitorar uma pessoa é o uso do rastreador pessoal veicular, com ele, é possível acompanhar a localização em tempo real do investigado, além do seu trajeto como um todo.

O monitoramento também pode ser feito a partir da instalação de escutas ambientais e câmeras. Outra alternativa é a inspeção de redes sociais para identificar atitudes suspeitas.

Conversas no WhatsApp, por exemplo, podem ser monitoradas para proteger crianças e adolescentes de golpes e pedófilos.

Para que a consultoria seja feita, é necessário que o cliente tenha acesso ao dispositivo por pelo menos 5 minutos, após isso, as informações serão coletadas e enviadas ao painel de controle do cliente.

Conclusão

Como você viu, um detetive particular pode atuar em diversas situações, com técnicas e equipamentos diferentes.

O modelo de trabalho dos agentes é focado na coleta de informações, podendo obter evidências de forma mais rápida ao contratante.

Os profissionais podem ser procurados para trabalhar em investigações conjugais e empresariais, na busca e no monitoramento de pessoas, entre outras atividades.

Se você possui desconfiança ou suspeita de alguém, seja um cônjuge, uma pessoa da família ou alguém do seu ambiente de trabalho, solicitar o serviço de um detetive particular pode ser a solução do seu problema.

Por Superix, Comando Detetives  — Campo Grande - MS

ENDEREÇO
  • Rua Tapajós, n° 848 - Vila Rica
  • Campo Grande - MS
CONTATO
REDES SOCIAIS