Quanto Custa um Detetive Particular?

  • Home
  • Blog
  • Quanto Custa um Detetive Particular?

A atividade de detetive particular, desde a sua regulamentação pela Lei n. 13.432 de 2017, ainda é um tema que causa bastante dúvidas aos interessados em contratar este tipo de serviço.

A atividade investigativa para fins de informações reservadas ou confidenciais é regulamentada pela Lei Nº 13.432, de 11 de abril de 2017, que dispõe sobre o exercício da profissão do detetive particular, e quando realizada nos limites da lei, caracteriza-se como ato lícito.

Cediço é que, contar com auxílio profissional desta natureza pode ser bastante eficaz na solução de diversas demandas. Já que, cabe ao detetive particular pesquisar informações para localizar pessoas e coisas sem molestar envolvidos.

Sua atuação se dá por meio da sugestão de fontes de prova (a exemplo de indicação de testemunha, localização de objeto e exibição de documento e apontamento de dados).

Mas porque contratar um detetive particular?

O primeiro motivo é que para levantar informações sobre uma pessoa ou estado de uma coisa envolve a observação imparcial dos fatos, para uma conclusão assertiva sobre determinada situação.

Não obstante, as diligências realizadas pelo investigador particular envolvem técnicas e uso de ferramentas tecnológicas adequadas, para que toda investigação ocorra dentro dos limites legais.

Lembrando que, são deveres do detetive particular: preservar o sigilo das fontes de informação; respeitar o direito à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem das pessoas; exercer a profissão com zelo e probidade; defender, com isenção, os direitos e as prerrogativas profissionais, zelando pela própria reputação e a da classe; zelar pela conservação e proteção de documentos, objetos, dados ou informações que lhe forem confiados pelo cliente; restituir, íntegro, ao cliente, findo o contrato ou a pedido, documento ou objeto que lhe tenha sido confiado; e prestar contas ao cliente.

Afinal, quanto custa contratar um detetive particular?

Os valores da prestação do serviço variam de acordo com a localidade, a quantidade de tempo que dura a investigação e a natureza dela. Não é difícil imaginar que localizar uma pessoa, um bem ou constatar uma infidelidade conjugal, envolve peculiaridades, que a depender do caso, pode fazer variar bastante o preço do serviço.

Em Campo Grande, MS por exemplo, a prestação do serviço de detetive particular, realizado por equipe especializada, com equipamentos adequados, durante 12 dias, considerando todas as diligências realizadas e deslocamentos, pode chegar à casa dos R$ 8.000,00.

Já no interior do Estado de Mato Grosso do Sul (MS) possui um custo superior, na casa dos R$12.000,00 para uma investigação conjugal de 8 dias.

Todavia é preciso considerar que, o trabalho de investigação particular será capaz de coletar provas, preservando a legalidade da ação, para que o cliente possa usá-las tanto em sede extrajudicial, quanto em processo judicial.

Por Jamille Calado, Comando Detetives  — Campo Grande - MS

ENDEREÇO
  • Rua Tapajós, n° 848 - Vila Rica
  • Campo Grande - MS
CONTATO
REDES SOCIAIS